Você descongela os alimentos de forma correcta?



O congelamento aumenta a vida útil dos alimentos, mas será que o seu descongelamento é feito de forma correcta? Vamos logo fazer melhor, conhecendo mais.




Nutricionistas alertam que nunca se deve descongelar alimentos à temperatura ambiente. Se o alimento passar fora da geleira, partes desse alimento alcançará uma temperatura que favorecerá o crescimento de microorganismos, dentre eles, a Salmonella, Listeria, E.Coli e produção de toxinas que causam doenças como febre tifóide.



Descongele de forma certa! 

Retire o alimento do congelador com um dia de antecedência e coloque-o dentro da geleira. Dentro da geleira, eles vão descongelar de forma lenta, preservando todas as proteínas e os nutrientes; ficarão na temperatura da geleira, que é, no máximo, 4°C ou 5° C. E nessa temperatura não há multiplicação dos patógenos e nem produção de toxinas.


É preciso certificar-se de que o alimento descongelou por completo. Quando ele for levado ao fogo, nenhum ponto deve ainda estar congelado. Porque aquele ponto, durante o cozimento, pode não atingir a temperatura de 70° C, que é necessária para eliminar os micro-organismos patogênicos.


Não coloque produtos sob a água. Esse processo pode aumentar a contaminação microbiana e ter perda de nutrientes.

  

Certos alimentos podem, sim, sair directo do congelador para o cozimento. É o caso de carnes moídas, hambúrgueres ou salsicha, por exemplo. Caldos e sopas também podem ser retirados do pote de congelamento e ir directo ao fogo. Isso não afecta suas propriedades nutritivas.


Ah, e não se esqueça: depois de descongelados, nada de congelar novamente os alimentos, portanto aqueça somente o que será consumido.


Deixe seu comentário e diga como tem sido o descongelamento em sua casa. 😊



Comentários